MEDITAÇÃO do dia 30 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:
“Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Em frente de Jesus estava um homem que sofria de hidropisia.
Tomando a palavra, Jesus disse aos doutores da Lei e aos fariseus: “Em dia de sábado, é permitido curar ou não?” Eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?” E eles não foram capazes de responder a isso. (Lc 14, 1-6)

Irmãos e irmãs! Mais uma vez Jesus é questionado pelos fariseus e doutores da Lei. O sábado para eles era dia sagrado. Eles exigiam que a Lei fosse observada ao pé da letra. Mas, eles mesmos, desrespeitavam o sábado, de acordo com suas conveniências.
Jesus os questionava: “Em dia de sábado, é permitido curar ou não?” Eles não tinham resposta, ficavam calados. Jesus curou o homem doente e voltou a questioná-los: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?”
Quando temos dificuldade de aceitar uma pessoa ou uma idéia, podemos ter reações diversas: ficamos calados como fizeram os críticos de Jesus ou então criticamos aquelas pessoas ou aquelas idéias. Este texto do Evangelho nos faz pensar como vaj nosso relacionamento com as pessoas. Acolhemos os que possam precisar de nossa ajuda? As praticas religiosas nos ajudam a sermos mais solidários, mais fraternos ou nos fecham dentro de nós mesmos, acomodados  só no nosso “bem estar”?  
A Palavra de Deus sempre nos questiona e nos convida a caminhar, a crescer na fé e no amor. Dom Paulo Evaristo Arns, no texto dos Santos e Heróis do Povo, lembra o líder operário Santo Dias da Silva. Ele, vivendo a fé, teve a coragem de dar a vida em defesa dos injustiçados. Que irmão,  brutalmenhte assassinado, no tempó da repressão militar, seja para nós um exemplo de vida, em defesa da justiça, do amor.
*************************

ORAÇÃO PELA PAZ
Senhor, Deus da Paz,

tu que criaste os homens,
para serem herdeiros de tua glória,
nós te bendizemos e te agradecemos.
porque nos enviaste Jesus,
teu Filho bem amado';
Tu fizeste dele,
no mistério de sua Páscoa,
o artesão de nossa salvação,
a fonte de toda paz,
o laço de toda fraternidade.
Agradecemos pelos desejos,
pelos esforços e pelas realizações,
que teu Espírito de paz
suscitou em nossos dias,
para substituir o ódio pelo amor,
a desconfiança pela compreensão,
a indiferença pela solidariedade.
Abre mais ainda nossos espíritos e nossos corações
para as exigências concretas do amor
de todos os nossos irmãos,
para que sejamos cada vez mais
artesãos da paz.
Lembra-te, ó Pai,
de todos os que lutam, sofrem
e morrem para a parturição
de um mundo mais fraterno.
Que para os homens de todas as raças
e de todas as línguas
venha teu reino de justiça,
de paz e de amor.
Amém
Papa Paulo VI



Nenhum comentário:

Postar um comentário