“Entretanto, milhares de pessoas se ajuntaram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar primeiro a seus discípulos:
“Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, nos quartos, será proclamado sobre os telhados.
“A vós, porém, meus amigos, eu digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem fazer mais nada. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de fazer morrer, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este deveis temer. Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. (Lc 12, 1-7)
Irmãos e irmãs! Jesus adverte seus discípulos para que evitem toda falsidade e sejam transparentes. Tudo será “revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido”.
Podemos ter medo de dizer a verdade. Corremos o risco de perder a vida. O nosso temor, diz Jesus, deve ser o de não ser fiel ao chamado de Deus.
Jesus nos anima dizendo que se Deus não esquece os pardais, sabe até o número de nossos cabelos, nunca nos esquecerá. Valemos mais que tudo isso. Nossa vida está nas mãos de Deus; só nele devemos confiar.
Como é bom ouvir a afirmação de Jesus: “Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”. A Palavra de Jesus nos anima a ser luz para que toda verdade seja proclamada; dá coragem para ser o bom fermento que faz crescer a luta pela justiça; possibilidade para ser sal, que dá gosto de fazer o bem que gera vida para todas as pessoas. Que neste mês das missõs, unidos a todos os discípulos missionários, presente em todo mundo, renovemos o desejo de ser também mensageiros vivos da Palavra de Jesus, anunciando seu Reino. Meditemos essa Palavra rezando o Salmo 3.
************
NADA TE PERTURBE
Senhor,
são cada vez mais numerosos os meus adversários,
muita gente se levanta contra mim.
Minha situação leva-os a dizer:
"Não, para ele não há mais salvação junto a Deus".
Mas tu, Senhor,
és o escudo que me defende,
és a. garantia da minha honra,
me fazes andar de cabeça erguida,
quando te invoco sempre me ouves.
Por isso, tranqüilamente me deito e durmo,
acordo sem sobressalto,
porque o Senhor me protege.
Não tenho medo nenhum desta gente,
que de todos os lados avança contra mim.
Levanta-te, Senhor, e salva-mel
Desmoraliza por completo. os que me odeiam,
e derrota os pecadores, meu Deus.
Deus Salvador,
abençoa o teu povo.
Salmo 3

Nenhum comentário:
Postar um comentário