CELEBRAÇÕES do dia 20 de outubro



Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Não é da vontade de vosso Pai, que está nos Céus, que um destes pequeninos se perca". (Mt 18,14)

Hoje a Bolívia relembra com muito carinho o padre americano, RAIMUNDO HERMANN, mártir da justiça, em Cochabamba. Foi encontrado morto, quando lutava por uma cooperativa, que excluísse os atravessadores e garantisse o fruto do trabalho para os índios. Aconteceu em 1975, mas não será esquecido tão depressa por seus filhos espirituais, que eram justamente os índios.
Da Bolívia passamos a Constantinopla, na Turquia, para aí venerar SANTO ANDRE, O CALIBITA, monge e mártir, defensor do culto às imagens, do século VIII. O Imperador Constantino Coprônimo, que queria passar até por teólogo, não conseguiu vencer a Santo André, pela discussão. E, por isso, mandou flagelá-lo e entregá-lo ao povo enfurecido, como aconteceu com Jesus. Isso ocorreu na segunda metade do século VIII.
Lembramos agora a maravilhosa mulher, SANTA BERTILA BOSCARDIN, que morreu em 1922. Pertencia à Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia e foi uma das enfermeiras mais admiráveis, durante a I Grande Guerra. Era tanta a sua coragem e competência, que foi objeto de admiração de todo o corpo médico.
E agora, apenas para lembrar, mais uma mulher: SANTA ADELINA, abadessa cisterciense, falecida em 1125.

Amar e proteger pobres e doentes nos leva normalmente a assemelhar-nos a eles e ao próprio Cristo, feito homem por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário