“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)
“A sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus" ( lCor 3,19a).
Hoje é um dia especialíssimo. A festa de SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA. É comemorado a 19 de outubro, com menos brilho do que antigamente, porque antes da reforma do calendário litúrgico, era ele Padroeiro do Brasil, em atenção ao Imperador, que se chamava Pedro de Alcântara. Quem foi esse santo? Um franciscano, homem austero, místico, e guia espiritual da grande Santa Teresa de Ávila. De fato, um homem que mereceu o Céu, por uma luta espiritual gigantesca.
Mas os passionistas lembram com muita gratidão a SÃO PAULO DA CRUZ. Escreveu ele as primeiras Regras dessa Congregação masculina e feminina. Deu também o exemplo de pregador missionário, durante 40 anos, lembrando sempre o lugar de Cristo crucificado, em nossa vida. Por causa do culto às dores de Cristo, ainda hoje os passionistas trazem esse sinal da cruz sobre seu hábito religioso. Morreu em 1776.
No mesmo dia, o Canadá e os Estados Unidos veneram SÃO JOÃO DE LA LANDE, SANTO ISAAC JOGUES e Companheiros, mortos pelos índios iroqueses em 1646. De fato, já haviam sofrido muito, pela resistência crescente e obstinada, contra a imoralidade, as epidemias e por causa das dificuldades da língua. Deixaram por escrito, muito do que sofreram, sobretudo, a promessa de não recusar nunca a graça do martírio.
Temos que lembrar ainda os Santos PTOLOMEU e LÚCIO, mártires. Um deles foi catequista na primeira metade do século II.
Só as dores de Cristo são capazes de trazer alívio em nossas dores e dificuldades, aparentemen¬te insuportáveis.

Nenhum comentário:
Postar um comentário