Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog)
“Aplica-te à leitura, à exortação, à instrução". (lTm 4,13)
Hoje é um dia todo dedicado a SÃO LUCAS, padroeiro dos médicos. Ele nos leva a hospitais e a casas que acolhem os doentes. No "Dia dos Médicos", fazemos votos para que sejam os imitadores de Cristo, Médico divino, sempre próximo ao corpo e à alma de quem sofre.
São Lucas nos é muito caro, porque nos deixou o Evangelho com a narração da infância de Jesus e os Atos dos Apóstolos, uma espécie de livro básico da pastoral da Antiga Igreja. A São Lucas, também, devemos as lembranças mais expressivas da atenção de Jesus pelas mulheres, pela alegria e pela oração. É tão atraente esse evangelista, que até se imagina tenha sido ele o pintor de Nossa Senhora.
Hoje, ainda lembramos um Massacre no Engenho Aztra, no Equador, em 1977. Não se sabe quantos morreram na ocasião. Mas o Arcebispo exigiu que se evitassem episódios tão terríveis de sangue e morte, daí para a frente.
Lembramos, na França, um padre e confessor, de nome muito expressivo: AMÁVEL. Foi um dos primeiros curas ou vigários do interior, que nos tenha legado seu nome e sua ação. Morreu antes de 485.
Agora, apenas para recordar: a venerável INÊS DE JESUS. Sua expressão predileta: "Quem tem Deus, tem tudo". Ela viveu no século XVII.
Ler diariamente o evangelho de São Lucas, equivale a encher o coração de alegria, esperança e desejo de Deus, pelo seu Cristo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário