do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).
"Tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus"
(lCor 3,22b-23).
Por causa de SÃO FRANCISCO DE ASSIS, o Santo que veneramos nesta data, também lembramos hoje o "Dia Universal da Anistia", como também da "Ecologia", e igualmente, das “Aves e dos Animais", Quanta coisa comemoramos hoje!
É que São Francisco de Assis soube amar os animais, as plantas e a natureza inteira, Cantou o irmão-sol, a lua e as estrelas. Mas, sobretudo, cuidou do homem com amor, desde o leproso até os mais nobres das cortes. No entanto, o que mais impressiona nele, para quem o conhece ou segue, é o fato de ter vivido o Evangelho à letra, até as últimas conseqüências. Foi o mais perfeito imitador de Cristo, segundo a expressão do próprio Papa, Pio XI.Jamais foi triste, apesar de ter vivido em extrema pobreza. Teve em todos os séculos um número impressionante de seguidores, homens e mulheres, chamados franciscanos, capuchinhos, conventuais, terceiros e outras denominações. É, de fato, um homem incomparável, que fascinou poetas, escultores, artistas, de todas as áreas de expressão e até de todas as ideologias. Santa Clara foi, ao mesmo tempo, sua filha e companheira de ideal. Daí o fascínio, também sobre tantas moças e a juventude feminina.
Vamos, também, a uma santa de hoje, de Paris: SANTA AURORA, abadessa beneditina. Foi ela quem acolheu muitas jovens estrangeiras, no tempo do Império Franco, como também muitas de seu próprio país. Morreu exatamente no ano de 666.
São Francisco nos pede que cuidemos da Natureza. Ele nos pede que nos dediquemos aos homens necessitados. Mas que levemos, dentro de nós, em primeiríssimo lugar, "o Evangelho do Cristo Senhor", como ele costumava dizer.


Nenhum comentário:
Postar um comentário