“Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu-o.
Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?”
Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Ide, pois, aprender o que significa: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores”. (Mt 9. 9-13)
Irmãos e irmãs! Celebramos hoje a festa de São Mateus. conhecido como Levi, o cobrador de impostos. Ele era mal visto por trabalhar para um governo estrangeiro que explorava o povo judeu, com os impostos. Ontem e hoje, os impostos são muito questionados, sobretudo quando são injustos e não beneficiam o povo.
Ouvindo o chamado de Jesus, o – “segue-me,” – Mateus “se levantou e seguiu” Jesus. Manifestou sua alegria convidando Jesus para vir à sua casa e lhe ofereceu uma refeição. Nessa ocasião os fariseus, que se consideram justos e defensores da Lei, questionaram a atitude de Jesus, dizendo aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?”
Jesus ouvindo respondeu: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes”
Os fariseus não foram capazes de entender toda aquela comunicação de amor que dissse a eles: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores”.
E nós somos misericordiosos? Afinal, quem não é pecador? Somos todos mais ou menos pecadores. Devemos ficar felizes ao ouvir Jesus dizer que veio para chamar os pecadores – todos nós.
Mateus seguiu Jesus, que o fez um dos doze apóstolos. Mateus escreveu um dos Evangelhos.
Nesta festa de São Mateus, peçamos a ele a graça de sermos verdadeiros cristãos, seguidores de Jesus Cristo. Que nossas comunidades saibam chamar e acolher todas as pessoas que se afastaram da pratica religiosa. Que sejamos missionários, indo ao encontro de todos que ainda não conhecem Jesus Cristo e por isso, não o seguem. Nunca esqueçamos que Jesus Cristo nos ensina a sermos misericordiosos, perdoando e acolhendo sempre todas as pessoas, especialmente as que estão “doentes”.
*********************
ORAÇÃO
Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia
escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo,
dai-nos, por sua oração e exemplo,
a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco.
Por nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho, na unidade do Espí¬rito Santo.
Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário