CELEBRAÇÕES do dia 18 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).


“Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas! No entanto, pouca coisa é necessária, até mesmo uma só" (Lc 10,41-42b).

Hoje nos curvamos diante do trabalho, do suor e do sacrifício de todos os operários, bóias-frias, que trabalham no plantio do café. É o dia deles.  (*)

Veneramos também, neste mesmo dia, SÃO METODIO, da célebre cidade de Olímpia, na
Grécia. Ele foi também célebre, mas por causa dos escritos, particularmente, aquele intitulado "Banquete das Dez Virgens", em que faz um belíssimo elogio à castidade; e um discurso sobre a união de Cristo com sua Igreja. Provavelmente, terá sido bispo de Filipos, cidade à qual São Paulo escreveu sua mais bela e mais terna Carta. Segundo o testemunho de São Jerônimo, foi também mártir, pelo ano de 312.

Gostaria de nomear também SÃO JOSÉ DE CUPERTINO, muito venerado já em vida. Era um padre franciscano conventual, sacerdote e confessor. Por que tão venerado? Porque era agraciado por Deus com dons extraordinários, que em nada modificaram sua humildade. Continuou acessível a todos. Morreu em 1663.
Vamos também a uma mulher, da França, na Alsácia: SANTA RICARDA. Era imperatriz e viuva. Fundou em seus próprios terrenos um mosteiro, onde terminou os dias, pelos anos de 900. Foi venerada por todos da sua época.

Gostaria de lembrar um mártir dominicano beatificado, que se distinguiu pela paciência durante a longa doença que o acometeu, mas também pelos maus tratos que o prepararam a dar seu testemunho de Cristo, pelo martírio. Seu nome: DOMINGOS. Morreu no ano de 1840.

E para terminar, lembramos SANTO ESTÓRGIO, de Milão, Itália. Foi bispo e confessor, citado por Santo Atanásio e Santo Ambrósio. Viveu num tempo difícil, em que teve de defender, com todas as energias, a divindade de Cristo, contestada pelos arianos. Morreu provavelmente no ano de 355.
--------------------
(*)A.B". Este texto foi elaborado em 1985. No nosso tempo, podemos acrescentar os catadores de laranja, cortadores de cana e outros que trabalham na zona rural e, nem sempre são tratados com a dignidade que merecem.
---------------------
O que é importante na vida é abrirmos o cor­ção, a fim de que Deus faça o que quiser conosco, e que continuemos simples e humildes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário