Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação:
“A.B.” (Atualização do Blog).
"E, voltando-se para os discípulos, disse Jesus: 'Felizes os olhos que vêem o que vós vedes!!'
(Lc 10,23)
Veneramos hoje na Guatemala, um herói, mártir da justiça. Chama-se JOÃO DAVID TROYER. Sacrificou-se pelo homem do campo, incentivando as cooperativas. Era norte-americano e foi encontrado sem vida num carro queimado, em 1981.
Na Colômbia, cinco jovens camponeses e catequistas, mortos à traição por um grupo paramilitar, em 1982. Seus nomes: AL1RIO e CARLOS BUlTRAGO, irmãos entre si, e seu tio FABIANO BUlTRAGO; GILDARDO RAMIREZ e MARCOS MARIN. Eram todos pobres e, muito unidos entre si, serviam à comunidade pobre na Igreja. Os latifundiários os acusavam de serem "organizadores de guerrilhas" .
Chegamos, finalmente a SÃO ROBERTO BELARMINO, o grande e severo teólogo formado em Lovaina, na Bélgica, depois, professor no Colégio Romano e Arcebispo de Milão. Foi, sem dúvida, um dos maiores homens e dos mais discutidos da época de Reforma Católica, o século XVI.
Não podemos deixar de lembrar, também, uma grande mulher, das mais célebres de toda a história cristã: HILDEGARDA; abadessa beneditina, na Alemanha. Embora sejam discutíveis suas visões alegóricas, ninguém jamais duvidou de sua força inquebrantável e de sua luta pela evangelização do povo alemão. Viveu no século XII.
Sendo hoje também o dia das Chagas de São Francisco, vamos lembrar-nos de que o maior sofrimento não será jamais motivo para deixarmos de ser apóstolos da esperança e da alegria.

Nenhum comentário:
Postar um comentário