Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).
"Como é difícil a quem tem riquezas entrar no Reino de Deus"! (Mc 10,23).
Uma lembrança especial para a "Amazônia", tão desfigurada pelas depredações. Hoje é o seu dia, pelo que denunciamos e deploramos tudo o que há de devastação, incêndios, conflitos de terra, enfim, tudo o que destrói a nossa bela e tão importante reserva.
Da Amazônia, passamos para Veneza, na Itália, onde se evoca a figura amável do Bispo e Confessor, SÃO LOURENÇO JUSTINIANO. Tornou-se ele, já aos 19 anos, modelo de austeridade e de humildade. Em 1455, foi nomeado Patriarca da célebre cidade de Veneza. Seus escritos, atuais ainda hoje, se distinguem por formulações incisivas e audaciosas.
Mas lembremos ainda o abade SÃO BERTINO, da França. Foi um dos primeiros monges, que se uniu aos grandes evangelizadores de São Columbano, na Europa Central. A ele devemos o forte impulso de evangelização do fim do século VII.
Ao lado dessas grandes figuras, não gostaríamos de esquecer um empregado humilde, o Bem-aventurado WILLIAM BROWNE, martirizado na Inglaterra, em 1605.
E por fim, na Itália, os Bem-aventurados ALBERTO e GUlDO, monges beneditinos do século XI.
A grandeza da Amazônia está a exigir neste momento verdadeira audácia evangélica, para conservar-lhe o sentido histórico e humano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário