CELEBRAÇÕES do dia 04 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Chamou a si os Doze e começou a enviá-los dois a dois. E deu-lhes autoridade sobre os Espíritos imundos" (Mc 6,7).

Hoje é um dia em que nos alegramos de modo especial, por podermos evocar a grande figura do profeta MOISÉS. Morreu no monte Nebo, avistando de longe a Terra Santa. Sabemos que foi legislador e grande profeta, guia do povo de Israel; e que, antes de iniciar sua missão, curvou os joelhos diante da sarça ardente, do meio da qual Deus lhe falava. Ao entrar na História, Jesus lhe refez os cami­nhos, pois Ele era o verdadeiro Moisés para o Povo de Deus.

Também veneramos hoje o Papa BONIFÁCIO I, confessor. No momento em que ele sucedeu ao Papa Zózimo, em 418, já era um sacerdote expe­rimentado. iniciado sobretudo nas questões orien­tais, que então preocupavam a Igreja. Também foi ele .quem defendeu o mundo con­t ra o chamado "Pelagianismo", doutrina daqueles que confiavam só nas forças humanas, sem recorrerem à graça de Deus. Morreu no ano de 422.

Mas vamos a uma mulher: SANTA ROSA­LIA, da Sicilia; mais exatamente, de Palerma, onde viveu no século XII. Levou vida solitária, numa gruta do monte Pe­legrino. Foi uma mulher em constante contemplação.

Mas gostaria de ir a Bélgica. O santo que aí encontramos traz um nome curioso: REMACLO. Primeiro, foi monge de São Columbano, encar­regado de cuidar da Regra de São Bento e de São Columbano, na região da Bélgica.Depois, empreendeu caminhada a pé, até Malmedy, na atual fronteira com a Alemanha, onde se tornou bispo. Deve ter morrido por volta do ano 675. Ainda hoje se veneram seus restos mortais, dentro de uma urna feita com grande arte.

Ainda lembramos SÃO MARCELO, na França Não temos nenhuma informação especial sobre ele. Apenas, que o seu culto nos chegou desde a mais remota antiguidade.

Deixar-se guiar por Deus é tão meritório quan­to guiar, em nome Dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário