CELEBRAÇÕES do dia 03 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

“Ide ! Eis que vos envio como cordeiros entre lobos" (Lc 10,3).

O dia de hoje está sendo iluminado por duas figuras de excepcional influência na História. A primeira é a do Papa SÃO GREGORIO MAGNO, por vezes chamado de "o último romano" Apesar de ele próprio querer esconder-se de tudo e de todos, depois de ter sido prefeito de Roma , e de vender ou doar todos os seus bens aos mosteiros, tornou-se abade, a seguir secretário do Papal e, em 590, foi elevado ao trono pontifício. Enfrentou uma era dificílima, em que as novas nações bárbaras tomavam conta das ruínas do Im­pério Romano. Além de excelente organizador e defensor da Igreja, foi escritor fecundo; mas sobretudo, um missionário como poucos houve na história. De fato, mudou o rumo dos tempos, restituin­do coragem e esperança e correspondendo aos an­seios de justiça do povo sofrido. Para o clero, escreveu a "Regra Pastoral", ci­tada até hoje. E para o povo, compôs o "Livro dos diálogos", que retrata a vida dos heróis e santos.

A segunda figura de hoje é a de RAMON PASTOR BOGARIN, o heróico Bispo do Paraguai, sempre perseguido pelo General Stroessner, mas nunca silenciado por ameaças. Morreu repentina­mente em 1976, aos 65 anos de idade.

Na Espanha, é venerada hoje a Bem-aventura­da MARIA DE JESUS LOPEZ DE RIVAS, con­templativa de intensa vida eucarística, que morreu em 1640, em Toledo. Quem a beatificou foi Paulo VI, em 1976.

Finalmente, no Japão, os Bem-aventurados BAR­TOLOMEU GUTIERREZ e cinco Companheiros, mártires pelo suplício dos contrastes da água quente e do frio de noite de neve. Após várias vezes na prisão, foram queimados vivos em 3 de setembro de 1632. Nas grandes coisas,

Deus suscita mestres e pas­tores, capazes de acordarem as energias necessárias para os novos rumos da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário