Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).
"Pensais que vim para estabelecer a paz sobre a terra? Não, eu vos digo, mas uma divisão". (Lc 12,51)
O dia 2 de setembro é considerado o "Dia das Organizações Populares". Hoje são lembradas as palavras da Assembléia dos Bispos de Medellín. "Defender, em conformidade com o Evangelho, os direitos dos pobres e oprimidos, exigindo dos governos e das classes dirigentes que eliminem tudo o que prejudique a ordem social, quer dizer, eliminem as injustiças, a inércia, a corrupção, a indiferença"; e encoragem os esforços do povo, para a criação das suas próprias organizações de base, reinvindicando direitos e buscando a verdadeira justiça.
Em Paris, na Frauça, veneram-se os, assim chamados, MÁRTIRES DE SETEMBRO. Neste dia foram massacrados 3 bispos, 184 padres e religiosos e 4 leigos. O primeiro dentre eles. chamado SEVERINO JORGE GIRAUD, foi morto enquanto rezava o seu breviário.
Da França, passamos à Itália central, para aí encontrarmos o santo monge chamado NONOSO, que se distinguiu por uma paciência sem igual. O Papa São Gregório, encantou-se pela narrativa de suas virtudes e pediu que sua memória jamais fosse esquecida. E assim aconteceu, apesar dele já haver morrido no século VI.
A paciência tem que estar presente em nossa vida diária, mas também nas horas dramáticas, em que testemunhamos a fé em Cristo e a comunhão com o povo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário