CELEBRAÇÕES do dia 01 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Nada de vais a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o outro, cumpriu a Lei". (Rm 13,8).

Iniciamos o mês de setembro, que nos trará de volta a Primavera. Como mensageiros que somos da esperança, evocamos em primeiro lugar o mártir da caridade c da justiça JESÚS JIMÉNEZ, apelidado "CHUS", de El Salvador. Nunca hesitou quando o chamavam, debaixo de chuva ou sol, para socorrer a um doente ou a uma comunidade apavorada ou abandonada. Dizia ele: "Irei sempre que for necessário, pois, tenho um só dever a cumprir na vida: o de anunciar a Boa-Nova do Evangelho". E não era um bispo nem padre, mas um sim­ples colono, pai de quatro filhos. Foi assassinado pela Guarda Nacional de El Salvador, em 1979.

A ele se junta, no Uruguai, o mártir do povo, aos 19 anos: JÚLIO SPOSITO. Como estudante, dedicava todo o seu tempo às crianças e jovens. Quando foi assassinado, por uma espécie de Esquadrão da Morte, do Uruguai, em 1971, a revolta foi tão grande, que cerca de 250 mil pessoas acompanharam seu enterro, tornando-o um ato público triunfal.

Mas hoje, também queremos mencionar uma das mais veneráveis mulheres da história. Seu nome figura na Bíblia: ANA, a viúva e profetisa, que aos 80 anos tomou o Menino Jesus nos braços.


Por fim, lembramos SANTA BEATRIZ DA SILVA, canonizada em 1976. Fundadora das Monjas de c1ausura, chamadas Francíscanas da Santíssima Conceição de Maria, ou Concepcíonistas, esta santa, nascída no norte da África, viveu no século XV.

Deus nos quer proxlmos às crianças e aos ado­lescentes, mas também deseja que os velhinhos rece­bam o conforto e o consolo de que tanto necessitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário