Palavra de Jesus Cristo:
“Dois cegos sentados à beira da estrada ouviram que Jesus estava passando. Gritaram: “Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós!”
A multidão os repreendia para que se calassem. Mas eles gritavam ainda mais alto: “Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós!”
Jesus parou e os chamou, dizendo: “Que quereis que eu vos faça?”
Eles disseram: “Senhor, que nossos olhos se abram!”
Jesus teve compaixão e tocou nos olhos deles. Imediatamente recuperaram a vista e passaram a segui-lo”. (Mt 20, 30-34)
Irmãos e irmãs! Como è difícil ouvir a voz dos que pedem ajuda! Pior ainda, quando gritam nos nossos ouvidos. Os cegos gritaram, pedindo o socorro de Jesus. Os que acompanhavam Jesus, preocupados consigo mesmos, mandaram que eles calassem. Eles “atrapalhavam” o encontro com Jesus. Os cegos gritaram ainda mais alto. Jesus escutou e os chamou. Atendeu ao pedido deles. Eles ficaram curados e começaram a seguir Jesus. Se dependesse daquela multidão, os cegos nunca seriam curados.
Se eu, você, estivéssemos naquele lugar, mandaríamos os cegos se calarem? A cena acontece todos os dias. Há milhões de pessoas gritando, pedido pão, casa, emprego, saúde, justiça, paz, vida feliz. Será que não estamos surdos ou não queremos nos comprometer com essas pessoas que são nossas irmãs? Podemos justificar nossa atitude, dizendo que não temos condições de resolver esses problemas.
Vamos refletir, dialogar com familiares, amigos, com a comunidade e começar e fazer nossa parte para que muitos possam ser ouvidas e curadas.
É hora de examinar como os políticos escutam o povo pobre? Não é esse mesmo povo que eles procuram na hora de pedir votos?
A Campanha da Fraternidade, feita todos os anos no tempo da Quaresma, nos tem ajudado a pensar na fraternidade e na solidariedade. Convido você a rezar, fazendo sua esta oração.
************************************
Oração da Campanha da Fraternidade (1999)
Ó Deus de bondade, escuta o clamor do teu povo.
Faze que, no meio dos conflitos e das aflições deste mundo,
nos empenhemos mais profundamente no trabalho pela paz,
pela justiça e solidariedade com os mais pobres, os desempregados.
Fecunda com tua graça tudo o que ajuda a construir o teu Reino entre nós!
Contigo caminhemos....
Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Nenhum comentário:
Postar um comentário