COMEMORAÇÕES do dia 12 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,

"Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência dos que querem entrar, e violentos se apoderam dele". (Mt 11,12)

Hoje lembramos, em toda a América Latina, a Igreja perseguida. No dia 12 de agosto de 1976 foram presos, em Riobamba, no Equador, 17 bis­pos e 36 outros cristãos, por policiais armados de fuzis e metralhadoras. Entre eles, também se encontravam alguns Bis­pos brasileiros e o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez EsquiveI.

Em Valéria, na Itália, distingue-se hoje SANTO EQUÍCIO, a quem São Gregório descreve como monge "bom de foice", excelente para desmascarar os hipócritas e falsos monges. "Mesmo se eu quisesse, não poderia deixar de falar de Deus", costumava ele repetir. Morreu por ocasião da invasão dos longobardos, em 571.

Ainda na Itália, na região dos Abruzzos, vene­ra-se hoje SÃO GERALDO, que tomou parte nas cruzadas. Morreu de esgotamento, no ano de 1100.

Hoje, parece que vamos ficar peregrinando pela Itália. Então, nos toca ir a Catânia, na Sicília. Lá venera-se o SANTO EUPLO, Diácono e mártir, que se distinguiu na defesa do Evangelho, não se prestando à tarefa de queimar os Livros Sagrados, como ordenavam os perseguidores. Sofreu torturas e acabou sendo decapitado, em 12 de agosto de 304.

Chegamos ao mais célebre de todos: o Bem­-aventurado INOCÊNCIO XI, Papa e Confessor. So­freu muito com o poderoso Rei Sol, Luís XIV, da França. Mas teve a satisfação de conservar unida a Europa cristã, pela vitória de Viena. Pio XII o beatificou em 1956, apesar da resis­tência de muitos franceses.

Finalmente, neste dia, no ano de 1983, foi morta a tão querida Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraí­ba, MARGARIDA MARIA ALVES. Figura marcante na luta dos camponeses nordestinos, derra­mou seu sangue em conseqüência de sua opção e atuação intensas em favor dos pobres.

O mundo, sem os cristãos corajosos, seria como o céu sem estrelas e o dia sem sol. Que o Cristo se revele sempre por eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário