CELEBRAÇÕES do dia 27 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Completo na minha carne o que falta das tribulações de Cristo pelo seu Corpo, que é a Igreia" (Cl 1,24).

Vamos lembrar hoje, com muito carinho, a grande figura de Dom JOSÉ GASPAR DE AFFON­SECA E SILVA, segundo Arcebispo de São Paulo. Morreu de desastre de avião exatamente no dia 27 de agosto de 1943. Todos o recordam com gratidão por causa do, talvez, maior Congresso Eu­carístico Nacional, celebrado no Anhangabaú, na Capital de São Paulo, em 1942. Além de extremamente simpático, foi Reitor do Seminário, Bispo Auxiliar de Dom Duarte, e aulor das célebres Cartas Pastorais sobre o Jogo e a Fumília. E foi homem muito ligado ao povo e aos pudres.

Hoje, celebramos também outra figura de gran­de influência e atração: SANTA MONICA, mãe de Santo Agostinho. Por seu filho, que foi o maior teólogo da An­tiquidade, ela se imortalizou, no livro das "Con­fissões" Conseguiu, de fato, por sua perseverança e oração, trazer de volta ao bom caminho o moço totalmente entregue à vaidade e aos prazeres. Por causa dela, Santo Agostinho foi ouvir os sermões do grande Bispo, Santo Ambrósio, e con­verteu-se. Escreveu os mais belos livros, e tornou-se o homem mais influente da história. Foi o fruto das lágrimas e da oração da mãe santa, modelo de tantas mães que sofrem, no dia de hoje.

Na Inglaterra, é lembrado o Bem-aventurado DOMINGOS BARBIERI, sacerdote passionista, fa­lecido em 1849.

E na França, SÃO CESÁRIO, Bispo e Confes­sor e fundador de um mosteiro feminino, no sé­culo VI.

É preciso permanecermos fiéis à Igreja de Cristo. A Igreja caminha no tempo, com suas lutas e dificuldades internas e externas, mas iluminada pela esperança e fortalecida pelo Espírito. Sejamos fiéis à Igreja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário