CELEBRAÇÕES do dia 26 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Fui eu que vos escolhi e vos designei par irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça" ( Jo 15,16b).

Neste dia abriu-se, em Medellín, em 1968, a II Conferência Geral dos Bispos, e a mais afamada da Igreja latino-americana. O tema foi assim formulado:
"Busca de uma nova presença da Igreja na transformação atual da América Latina, à luz do Vaticano lI".
Essa Conferência foi o grande grito de espe­rança e a luz nova para todos os que tem fome e sede de justiça. O próprio Papa Paulo VI abriu a Assembléia e lhe deu ao final a sua chancela de Pastor Supremo.

Em Roma, venera-se o PAPA SÃO ZEFERINO I. Pontificou de 199 a 217. Teve dificuldades internas e externas. Foi homem da paz e de conciliação. Repousa hoje ao lado de São Tarcísio, martir da Eucaristia.

Para lembrarmos também a mulher, vamos encontrar na França SANTA ISABEL BICHIER DES AGES . Viveu no tempo da Revolução Francesa no final do século XVIII e começo do XIX. Obra mais duradoura, após tantos sofrimentos, durante a Revolução, foi a fundação das Filhas da Cruz, para instrução cristã das zonas rurais. E Isa­bel, além de extremamente inteligente, soube ser de­licada e hábil. Na Galícia e no século passado viveu a Bem­-aventurada MARIA DE JESUS CRUCIFICADO, beatificada por João Paulo II em 1983.

Lembremos também TOMÁS PERCY, deca­pitado por ordem de Henrique VIII, em 1572, por sua fidelidade à Igreja Católica.

Afinal, em El Salvador, o catequista FILIPE DE JESUS CHACON, camponês, martirizado em 1977, pelos soldados de segurança. Muito estimado por Dom Romero, foi reconhecido publicamente por seu pároco como "grande cristão" e teve um filho também seqüestrado e assassinado em 1980.

Medellín, a Assembléia dos Bispos, trouxe-nos a esperança de que os santos, amigos antigos e modernos, sabem alimentar e fortalecer o nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário